Evasão pelo Planalto de Santa Luzia

Foi no passado sábado dia 11 que demos a efeito uma evasão de BTT por um dia em Viana do Castelo.

O dia começou cedo com a preparação da logística no transporte de bicicletas e de cinco atletas cheios de vontade para pedalar.

Chegados a Viana do Castelo foi dado o início da rota pelo centro da cidade com paragem no conhecido e famoso Natário que não havendo bolas de berlim aquela hora, fez-se um outro reforço alternativo.

Praia Norte abriu as apresentações para a excelente Eco Via do Litoral Norte que nos levou pelas veigas do lado direito e praias quase desertas do lado esquerdo, até à aldeia de Montedor com o seu farol de referência e os Moinhos de vento com um exemplar único do país que utilizava velas de madeira. Novamente pelas veigas até Afife e nessa freguesia foi o início do “Calvário” para a subida de acesso ao Planalto da Serra de Santa Luzia. Sempre com as eólicas como referência o fim da subida estava sempre quase ali. E ali chegou com algum preço físico cobrado… Mas até foi em conta esse preço… Foi bem compensado com paisagens soberbas e o encontro com as enormes manadas de garranos, os nossos cavalos portugueses e alguns bovinos que vivem em completa liberdade neste planalto… Animais felizes… É sempre uma experiência única o contacto com estes animais. Se subimos 10km a descida foi muito mais suave e mais longa de 15km o que nos deu enorme prazer poder assim usufruir dos enormes estradões do planalto. Passagem ao lado da aldeia de Ermelo e logo de seguida já estávamos no miradouro exlibris do Santuário do Sagrado Coração de Jesus (Monte de Santa Luzia) e nisto fica-se sem palavras para descrever a paisagem que se vê…

Continuar a descida do Monte de Santa Luzia, palco de muitas lutas velocipédicas da volta a Portugal, foi agora o nosso destino, bem mais fácil e sem lutas desportivas sempre a descer até ao local de saída para esta aventura. O dia terminou com o reforço alimentar merecido de gastronomia da cidade e com o Rio Lima como decoração natural da nossa sala ao ar livre.

Saudações desportivas.

#ciclismoparatodos

Todas as fotos clicar AQUI.